Artigos

Jorge Campos – O Goleiro Designer

Posted on

Um cara adepto do “faça você mesmo”, indo contra tudo e contra todos e no fim é considerado um showman e uma figura inesquecível no meio futebolístico. Esse é Jorge Campos, goleiro mexicano com passagens pela Copa do Mundo, sendo também jogador de linha… e designer.

Dificilmente teremos no futebol um cara como Jorge Campos – fora de qualquer regra e estereótipo do boleiro convencional. Ser goleiro foi a principal posição na sua carreira, isso tendo 1,75m de altura, baixo demais para guarda metas. Ainda se arriscava na linha, fazendo seus gols. Fazia defesas com a camisa 9, marcou gols com a camisa 1. Contudo o maior legado de El Brody, mas disparadamente, foram os seus coloridos e extravagantes uniformes.

Ainda no começo de carreira Campos começava a desenhar seus uniformes. Natural da litorânea cidade de Acapulco, se inspirava em símbolos de praianos, como os surfistas. Dali conceituava sua criação baseada também na natureza e animais. Produziu nas camisas e calções arrojados módulos, com listras, formas geométricas aliados a berrantes tonalidades, destaque especial aos espaços fluorescentes.

Sua maior vitrine foi a Copa do Mundo nos Estados Unidos, em 1994, onde foi titular e surpreendeu a comunidade de fãs do futebol com tamanha excentricidade, galgando seu lugar na história como jogador e por que não, designer esportivo. Ele conseguiu trazer para os anos 90 uma espécie de upgrade do new wave, estilo oitentista que primava pelos tons iluminados.

Gostar ou não gostar do estilo que Jorge Campos é algo estritamente individual. No entanto é inegável admitir que ele é uma persona inigualável e que balançou o universo esportivo com tamanha ousadia, virando inspiração para outros goleiros que passaram a personalizar seu kit de jogo. Méritos também para ele em convencer e se aliar com as marcas parceiras por onde ele passou, ainda mais comparando com a atualidade, tendo uniformes tão padronizados.

El Brody, você é titular absoluto aqui no Camizória!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *