Artigos

As Camisas + Marcantes da Seleção Americana de Futebol

Posted on

Para desgosto e alegria de alguns, a seleção americana de futebol não está na edição 2018 da Copa do Mundo. Uma oportunidade perdida pelos estadunidenses de entrar em campos russos com uma nova versão de suas camisas marcantes.

Na história das Copas, e até mesmo fora delas, o selecionado yankee provoca um insight inspirador nas equipes criativas das fabricantes que resultam em mantos bem criativos para o meio do futebol. Vamos conferir as mais interessantes:

1994 – A mais estrelada

Considerado um dos mais memoráveis, o time dos EUA disputou partidas em sua casa na Copa de 1994 com uma camisa predominantemente azul, com textura que lembra o jeans. Sobre essa base, reprodução de estrelas em diagonal, como se fossem uma chuva, bem arrojado. Detalhes em vermelho ajudam a moldar este manto, apesar do logo da Adidas não estar tão visível, na parte do peito à direita. Neste caso a fabricante alemã abriu mão das tradicionais três listras para expor dos mais icônicos itens de Copa do Mundo. Item de colecionador, com certeza.

2018 – O modelo fade colors que não apareceu na Rússia

A camisa principal de 2018 é sem dúvida para colocar na categoria premium de design esportivo. Ela tem personalidade e leitura simples, sem precisar ser extravagante. A habitual camisa branca ganha a companhia de losangos e pequenos traços que fazem a transição do azul para o vermelho em áreas retangulares, com leves texturas e ligeiramente inspirada na bandeira nacional. Golaço da equipe Nike.

2004- Uma homenagem à primeira presença em Copas

O ano de 2004 não foi de Copa do Mundo, porém foi marcado pelo “Total 90”, à época o template para o layout de uniformes da Nike. Foi uma época extravagante e duvidosas nas camisas, se você não se lembra ou não faz ideia, clique aqui. Contudo a empresa do swoosh resolveu sair desta metodologia e criou um kit para a seleção compatriota inspirado na Copa de 1950, a primeira disputada pelos EUA. Camisa branca, com faixa diagonal vermelha, em uma posição não tão comum e no lado esquerdo o belo escudo, ao melhor estilo made in USA.

2013 – Centenário da US Soccer

Em 2013 a US Soccer (Ferderação de Futebol dos EUA) completou 100 anos e foi lançado um uniforme especial para a ocasião. Layout bem limpo, camisa branca com espessos detalhes em azul nas mangas e na gola em “v”. A tipografia numérica bem clássica na América do Norte, ao estilo quadrada. E no lado esquerdo do peito o escudo que fora o primeiro símbolo da entidade.

2014 – Tonalidades e espaços que chamaram a atenção
Para a disputa no Brasil em 2014, o selecionado americano jogou determinados jogos com seu uniforme alternativo, de se chamar atenção de longe. Com tons mais vívidos de vermelho e azul, complementados pelo branco, podemos considerar a camisa desse Mundial vistosa e jovial. Detalhe para o então logo da US Soccer em versão monocromática. Fora uma das que fez mais sucesso em vendas na época.

2015 – Degradé com numeração patriota
Em 2015 a Nike lança para a seleção dos EUA uma camisa que mescla degradé e textura em listras do branco para o azul, sendo essa última cor predominante. Esteticamente interessante de observar, seja a curta ou longa distância. Também trouxe outra curiosidade, em determinado tempo as numerações nas costas tinham internamente a reprodução da bandeira, numa vibe bem 4 de julho. O contorno branco poderia ser maior, mas já contribui bastante para a visualização sem causar muita confusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *